quarta-feira, 30 de setembro de 2009

É "só vitória" mesmo?




Existe em nossos dias um mantra (digo 'mantra' no sentido de repetição) que as pessoas não se cansam de falar e nem de ouvir porque lhes soam bem aos ouvidos e ao paladar, esse mantra se chama "Só vitória". A maioria dos crentes que eu vejo na rua me faz a seguinte pergunta: "Só vitória varão"? tenho que lhes responder: "Nem sempre irmão!". Alguns me olham com um olhar de dó, sentem pena de mim quando lhes dou esta resposta. Reagem assim quando ouvem a minha resposta porque conhecem, mas não aplica em suas vidas aquilo que Jesus disse "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua CRUZ, e siga-me" (Lc 9.23).

     O evangelho verdadeiro é o evangelho de cruz. Quem quiser vencer os três poderes existentes em nossa época (Carne, Mundo e o Diabo) deve tomar cada dia a sua cruz e seguir a Jesus. Com a cruz entendemos a palavra sofrimento, foi lá nessa cruz cruenta que o nosso Senhor Jesus morreu por nós; foi lá que ele morreu a nossa morte, sofreu a nossa dor, naquelas terríveis três horas da escuridão do esquecimento de Deus, ele suportou a condenação que merecíamos pelos nossos pecados, nessa mesma terrível e angustiante escuridão da cruz ele experimentou os horrores do inferno, afim de que pudéssemos ir para o céu e nos garantiu através dela (a cruz) a nossa vitória. Se eu pergunto: Quem quer se autocrucificar?  Concerteza as respostas seriam negativas. Quase nenhum crente do século 21 gosta do sofrimento, diferente dos crentes da igreja primitiva (At 5.40,41). Ninguém sente prazer na dor, na angustia, na pobreza, na desgraça, na perseguição, na ameaça, mas Jesus não prometeu flores para ninguém que o seguisse, ao contrário, ele disse: “Tomem a cada dia a sua cruz”.

O mundo secular estima muito o Ter e desprezam o Ser. Ter bens matérias, ter boa saúde, ter uma boa renda mensal, ter coisas que satisfaçam completamente seus apetites carnais e egoístas. Em decorrência disso, desprezam o Ser, ser um bom marido, um bom filho, uma boa esposa, um bom funcionário, um homem de caráter, um bom servo do Senhor, uma pessoa correta diante de Deus e dos homens. Desprezam o Ser porque são pessoas completamente egoístas, olham somente para si, para o seu próprio umbigo e se esquecem de tudo o mais. O pecado é o eu e a salvação é a libertação do eu. A ordem de Deus é que o coloquemos em primeiro lugar, em seguida o nosso próximo e o eu por último. O pecado é precisamente o reverso da ordem – eu primeiro, o próximo o seguinte (quando isso me convém) e Deus em algum lugar (se é que em algum lugar) num cenário bem distante. A autocentralidade está impregnada na sociedade pós-moderna, é uma de suas doutrinas favoritas.

     O sofrimento faz parte da vida de um verdadeiro servo do senhor, não se pode esquivar dele. Em 2 Timóteo 3.16 está escrito: “E também todos os que piamente querem viver em Cristo padecerão perseguições”. No finalzinho do versículo 24 do capitulo 2 Paulo ensina para Timóteo que o servo do Senhor deve ser sofredor. São provações, lutas, trabalho, perseguições, angustia, tristezas, choros, agonias, decepções e não somente conquistas, bênçãos, vitórias, triunfos, sucessos, realização e exaltação. Só os hipócritas acreditam que são espiritual e fisicamente saudáveis. A pergunta que acertadamente cabe aqui é: “Deus quer que eu seja feliz?” Sim, mas pelas razões certas. Se você meu irmão pensa que encontrará a felicidade em uma casa maior e um carro mais luxuoso, está completamente enganado. Para dizer a verdade, não é o que Jesus quer dizer no Sermão da Montanha (Mt 6.13), quando ordena que os discípulos busquem “primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça”? Não são os pagãos que tornam os assuntos terrenos sua preocupação primária?

Depois de Jesus, o Apóstolo Paulo foi o homem que mais sofreu por amor a ele (Jesus).

Irei transcrever para vocês o que o Apóstolo Paulo disse em 2 Co 11.23-28.

“São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muita mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes. Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um (o equivalente a 191 chibatadas com um chicote que na ponta tinha osso de carneiro que quando grudava na pele sendo puxado arrancava um pedaço); fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; em jornadas muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigo entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadigas, em vigílias muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez. Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas.”

Mas Deus já havia dito para Ananias o quanto Paulo padeceria pelo nome de Jesus (At 9.16).  Você aguentaria tudo isso?  Sinceramente, eu acho que eu não aguentaria.

Agora me vem certos Apóstolos modernos que andam de BMW blindada, vidro fume e cheios do dinheiro às custa da igreja, não sofrem e nunca sofreram pela causa do Evangelho, e ainda dizem que se você está passando por momentos de provação é porque você é rebelde e está endemoniado. Enfrentar dificuldades nunca foi nem nunca será sinal de fracasso espiritual. O crente pode ser pobre e continuar andando de cabeça erguida, haja vista o seu maior tesouro estar guardado nos céus (1 Pe 1.3,4). Os crentes brasileiros têm a tendência de atribuir todas as coisas ruins e sórdidas que nos acontecem a Satanás, enquanto que todas as coisas boas vêm de Deus. Existem pessoas que até louvam hinos e pregam sermõess que falam para nós repreendermos a prova, não aceitarmos as lutas e determinarmos a nossa vitória, jogar fora tudo de ruim e absorver tudo de bom, mas, e se Deus não quiser? Se Deus quiser que você continue desempregado? Se Deus quiser que você continue na prova por um bom tempo? Afinal de contas, Ele não é Soberano? Não é Ele quem rege e comanda as nossas vidas? Então vive a vida que Ele quer que você viva!

     Você continua achando que “é só vitória”?



Thiago Rabello





Um comentário:

  1. Quando entrei pela primeira vez dentro de uma Igreja Evangélica, ouvi o Pastor dizer: "Se a pessoa que aceita Jesus pensar que assim estará terminando com seus problemas está enganado, porque é aí que eles irão começar."
    Vitória é certa porque sabemos do poder de Deus em nossas vidas, mas não devemos ser hipócritas ao ponto de estarmos atravessando uma prova e dizermos: "É só Vitória!"
    Mesmo porque se mostrarmos que estamos na prova, é uma forma de testificar o poder de Deus para conosco, porque aí sim, sabemos que teremos Vitória, mas para que ela venha, é preciso passar pela prova.
    Pra ser crente irmão, é preciso ter coragem, porque antes da Vitória tem que ter primeiro muito joelho no chão, só assim, poderemos gritar aos 4 cantos: "É só Vitória meu irmão!"

    Que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir