domingo, 17 de janeiro de 2010

Um Protesto Contra Certas Liturgias de Culto.

Desde quando comecei essa carreira dificílima de não somente ler, mas também estudar a Palavra de Deus, comecei a enxergar o Evangelho dos dias hodiernos com outros olhos, com olhos criticos, com um olhar de decepção, pois de fato, como diz o pastor Ricardo Gondim "O modelo evangélico brasileiro adoeceu". É bem verdade que o Evangelho do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é um só, é imutável, desde seu começo, mas os homens, incluindo os evangélicos, não o são.

É desde o princípio de tudo que o homem vêm mudando, mudando de bem pra mal, de mal pra pior. Sabemos também que "nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios". Mas tudo isso vêm acontecendo justamente para cumprir o que Deus já havia pré estabelecido em sua Palavra.

O que está ocorrendo nesses últimos dias (pelo menos o que eu tenho observado) é que algumas liturgias de cultos estão fugindo do padrão bíblico, padrão esse que já estava estabelecido na igreja de Corinto, igreja essa que tinha todos os dons do Espírito Santo, porém lhe faltava o amor. Paulo escrevendo a igreja de Corinto na sua primeira carta, disse no cápitulo quatorze e versículo vinte e seis o seguinte: "Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação".

Percebeu a ordem? A liturgia de nossos cultos deve ser esta que fora descrita pelo apóstolo. Em primeiro lugar, no culto que prestamos a Deus deve ter Louvor (Salmo), Ensinamento da Palavra de Deus (Doutrina), Manifestações dos Dons do Espírito Santo (Revelação, Língua e Interpretação).

A Bíblia não foi escrita aleatóriamente. A palavra de Deus foi escrita por Homens dotados de uma capacidade sobrenatural para escrever palavras que foram sopradas por Deus! É por isso que está na ordem certa o versículo supracitado, primeiro vêm o louvor (salmo), que têm a função de preparar o coração para que a Palavra possa ser enxertada nele, depois vêm o ensinamento ou a exposição (pregação) da Palavra de Deus, por último vêm as manifestação dos dons espírituais, como línguas, profecias, interpretação, etc.

Mas parece que essa ordem está invertida. Hoje em dia priorizamos mais em nossos cultos os louvores e os dons espírituais e por último (quando tem) a pregação ou ensinamento da Palavra de Deus.

Quando isso acontece aqui na igreja aonde congrego, fico, como dizem alguns "pra morrer", fico muito chateado, porque eu sei o quanto o tempo é precioso e bastante curto para a pregação da Palavra de Deus - outro erro grave que ocorre em algumas congregações - e ainda existe pessoas, principalmente às do ministério, que ao invés de aproveitar o tempo que já é por sinal bastante curto, ao invés de aproveitá-lo para ensinar e pregar a Santa Palavra de Deus, ficam dando continuidade aos louvores, ou então pedem para orar por isso ou por aquilo, ou então para preencher o tempo, ficam dizendo palavras de efeito como "Jesus está aqui", "o anjo do Senhor está paciando aqui" ou também "a glória de Deus está aqui".

Meu espírito, quando presencia estas coisas, fica agitado, fico triste e decepcionado, pois a minha alma não se satisfaz com palavras de efeito motivacional, mas se setisfaz sim, com a Palavra viva proveniente do Conselho do Senhor! Palavra essa que quando exposta no poder do Espírito Santo é eficaz para transformar vidas, reformar e reavivar a Igreja.

Meus irmão, por favor, eu lhes peço, páre de ficar dirigindo o culto como se fosse seu, páre de praticar esses modismos. Dirija o culto conforme a liturgia bíblia da qual falamos, pregue a Palavra, ensine a Palavra e Deus trará os resultados!

Em Cristo Jesus, Senhor nosso. Amém.

Thiago Rabello.

3 comentários:

  1. irmão tiago,você esta com a absoluta razão essas pessoas para mim pessoalmente,são pessoas que não entendem o sentido de ser espiritual,sendo assim tornan-se mendigos(miséraveis)espirituais.paz e graça do nosso senhor jesus cristo.

    ResponderExcluir
  2. Conserteza irmão. Elas, por não priorizarem a Palavra de Deus em suas vidas, tornam-se, não "Pobres de espírito" mas Pobres do Espírito.

    ResponderExcluir
  3. Shalom!

    Uma alegria conhecer seu blog. O Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti!

    Medite no Salmo 36.8,9

    Nele, Pr Marcelo

    Visite>> http://davarelohim.blogspot.com/

    e veja o interessante texto:

    A radiografia de uma sociedade doente

    P.s Caso se identifique com o blog, torne um seguidor. A escolha é sua.

    Grato!

    ResponderExcluir