terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Reconstruindo o "Evangelicalismo" brasileiro.



O livro de Neemias é um livro que foi escrito a alguns séculos atrás, porém é um livro bem atual, até porque é a Santa Palavra de Deus que não muda e nem envelhece. Neste livro importantíssimo podemos perceber um homem que amava a sua nação, amava o seu povo, amava o lugar aonde seus antepassados foram sepultados, o nome dele é Neemias.

Logo no capítulo primeiro de Neemias a sua história começa, somos levados a entender, por muitas maneiras, que Neemias era um homem religioso e devoto que passava muito tempo em oração e que também era muito leal às tradições de seu povo.

No verso de número um, somos informados pelo própio Neemias que ele estava em Susã, a capital dos reis persas quando um grupo peregrino de Jerusalém, liderado por um certo Hanani, que talves fosse irmão de Neemias, trouxeram tristes notícias sobre a situação da cidade, quando Neemias ouviu as tristes notícias ele se sentou e chorou muito, passou dias se lamentando, jejuando e orando ao Deus dos céus. No capitulo dois, somos também informados que no mês de nisã (aproximadamente março/ abril) Neemias se apresentou diante do rei Artaxerxes para lhe servir vinho, pois Neemias era o copeiro do rei


Neemias se apresentou diante do rei triste, o rei lhe perguntou o motivo de sua tristeza, Neemias lhe respondeu com muito medo, medo porque todos os serviçais do rei tinham a obrigação de estarem alegres em sua presença, depois de Neemias lhe ter explicado tudo, o rei lhe disse "o que você gostaria de pedir?" Sem perder tempo, Neemias lhe diz "se for do agrado do rei e se o seu servo puder contar com a sua benevolência, que ele me deixe ir à CIDADE onde meus pais estão enterrados, em Judá, para que eu possa RECONSTRUÍ-LA" (maiúsculos meus). A narrativa continua nos dizendo que o rei fez um acordo com Neemias, liberando-o para executar a sua tarefa.

Chegamos ao ponto principal depois dessa breve narrativa. Fiz questão de colocar com letras maiúsculas as palavras "cidade" e "reconstruí-la" para dar ênfase as palavras. Através do livro de Neemias, vejo a situação do evangelicalismo brasileiro, que por sinal não é nada bom. Assim como as portas da cidade de Jerusalém estavam queimadas, o muro da cidade, em algumas partes estava destruido e o templo do Senhor estava completamente em ruínas, tal é a sorte do cristianismo hoje no Brasíl.

Não há mais proteção, pois os crentes não usam mais a Palavra do Senhor para combater as heresias (com excessão de alguns),não há mais adoração genuína e verdadeira porque os templos-homens estão em ruínas; há sim, show´s, teatros, danças, cantorias, adoração estravagante, e muito, mais muito entretenimento. A nossa nação evangélica está enferma (Is 1.5,6) e o único remédio que pode curá-la é a Palavra de Deus.

Minha oração é que Deus levante verdadeiros Neemias nesta nação, com força e coragem para realizar a reconstrução do evangelicalismo brasileiro. Verdadeiros Neemias que ao invés de ficar usando a mídia e os púlpitos para se degladiarem, usar a Palavra com as oportunidades que Deus concede para sarar e reconstruir nosso evangelicalismo que está em ruínas.

O desejo de Neemias de reconstruir a cidade era tão grande que ele reuniu as autoridades do povo e encorajou-os a se unirem à ele e fazer essa obra (cp. 2. 17). Com a sua coragem e estratégia ele foi conquistando o coração de cada um. Diferente dos líderes evangélicos do Brasil, principalmente os mediáticos, ao invés de unir suas forças para a reconstrução do evangelicalismo brasileiro, unem suas forças para acabar com o próximo. Esses sim são os opositores da obra! Sambalate´s, Tobia´s e Gesém´s. Não querem tirar nosso cristianismo bralileiro da lama, e tentam impedir quem quer tirar, tentando intimidar os servos de Deus com ameaças. Deus os pagará!

Esse é um pequeno recado para os verdadeiros Neemias, que amam esse Brasil e não querem ver ele acabar como uma nação pagã. Vamos unir nossas forças para a reconstrução, e que a mão de Deus esteja sobre as nossas vidas!

Thiago Rabello

3 comentários:

  1. A paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo irmão!
    Seus artigos estavam fazendo muita falta...
    Mas você pode ter a certeza que há muitos "Neemias" como você, que estão dispostos a mudar isso sim!
    E mesmo que seja a minoria a Graça e a Misericórdia de Deus estão sobre vocês e concerteza através da verdadeira Palavra do nosso Senhor muita coisa poderá ser feita.
    Hoje em dia as igrejas estão em uma espécie de "evolução", as igrejas estão se "evoluindo" se esquecendo de pregar e ensinar a Palavra de Deus, aquela que salva, cura e liberta.
    As igrejas estão vivendo um tempo de "renovação", se esquecendo que a Palavra de Deus será a mesma ontem, hoje e sempre permanecendo fiel e verdadeira para todo o sempre.
    Muitas pessoas hoje em dia idolatram "nomes" que se dizem "cristãos" e acabando se esquecendo que a adoração pertence unicamente para Ele que morreu na cruz por nós, Ele que não tem pricípio e jamais terá fim!


    Que Deus o abençoe rica e abundantemente!

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz Profeta!
    Como sempre os seus atigos edificam as nossas vidas e ministérios. De fato, precisamos de homens e mulheres disposto a RECONSTRUIR as nossas Cidades. Louvo a Deus pois existem pessoas como você para contribuir de formar inteligente e extrategica para o Reino de Deus. De fato, você tem levantado os muros.
    Fique com Jesus!
    Fabíola

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado irmã Fabíola, Tenho certeza que Deus há de levantar mais reconstrutores nesse país, pois ele realmente está precisando!

    Em Paz!

    ResponderExcluir