quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Os teólogos também precisam de Deus

Eu, como um teólogo também preciso de Deus. Todos os teólogos, pastores, mestres, pregadores, etc. também necessitam da Fonte de Água viva. Nós não somente temos a função de pregar e ensinar as pessoas a manterem um relacionamento correto com Deus, devemos também ter em mente que não é diferente conosco. Precisamos de Deus mais do que àqueles que exortamos a buscarem a Deus.

O que, nesses últimos tempos está acontecendo com muitos teólogos e professores de Bíblia, é que eles estão tratando Deus como se Ele fosse apenas um Ser transcendental que servisse apenas para ser examinado, estudado, "dissecado", e não adorado, reverenciado, amado e louvado.

Os teólogos podem muito bem conhecer os diversos assuntos de que a teologia trata a respeito de Deus. Pode conhecer profundamente as passagens das Escrituras Sagradas. Mas, se não reconhecerem que ainda são pecadores e carentes da misericórdia de Deus, tudo isso para nada lhes servirá. Se o tal teólogo não for um crente experimentado com Deus, se ele realmente não foi tratado por Deus e principalmente transformado pelo poder do Espírito Santo, ele não irá desfrutar da verdadeira comunhão com Deus que emana de sua Sacra Palavra.

A pessoa pode ser até um teólogo, mas isso não quer dizer que ela tenha comunhão com Deus. Sua teologia é apenas superficial e fabricada em uma sala de Universidade. Não é uma teologia que têm como resultado principal o louvor e a glória de Deus. Não tem como objetivo o fazer discípulos e edificar a Igreja de Deus. Mas serve apenas para satisfazer seu próprio ego; para ser apenas mais um profissional do Evangelho. O resultado? Falsos obreiros, lobos trajados com peles de ovelhas que procuram despedaçar o rebanho de Deus arrancando suas gorduras e peles macias.

Devemos tomar cuidado! Pois a aquisição de conhecimento é em si um tanto perigoso se não mantermos o devido equilíbrio. O que vemos por aí são teólogos vivendo uma religião meramente externa, completamente insensível, vazia de Deus e que não amam as almas dos pecadores. O remédio certo para isso é verdadeiramente recuperarmos esse relacionamento quebrado, deixando para trás toda ortodoxia morta e sepulcral e corrermos novamente para os pés da Cruz!

Que nós possamos reconhecer essa verdade, de que não são só os nossos ouvintes que precisam de Deus, nós também precisamos dEle.

Soli Deo Gloria

Thiago Rabello