quarta-feira, 26 de maio de 2010

A Grande Luta

"No íntimo do meu ser tenho prazer na Lei de Deus"(Rm 7.22).

Há na vida de todo cristão verdadeiro uma Grande Luta. Não estou me referindo àquela luta que Paulo fala a qual "não é contra a carne nem sangue, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais" (Ef 6.12), de fato, essa luta contra as forças espirituais do mal existe, e todos nós estamos engajados nessa batalha, mas esses nossos inimigos e o próprio Satanás já estão vencidos pelo Senhor Jesus Cristo (Cl 2.15), o valente também já foi amarrado (Mc 3.26,27), a cabeça da serpente já foi esmagada na Cruz (Gn 3.15), o exorcismo cósmico já ocorreu (Jo 12.31-33), a morte já foi vencida pela Morte de Jesus na Cruz (Hb 2.14,15), e o dragão já foi amarrado, (isto é, Cristo restringiu o poder de Satanás pela Cruz) (Ap 20.1-3). Mas, nesse artigo eu quero discorrer sobre o outro tipo de luta, que para mim, é a maior de todas: A luta contra nós mesmos!.


Essa Grande Luta ocorre dentro do nosso interior, é uma batalha poderosa entre o Espírito e a Carne. Paulo menciona essa Grande Luta em Romanos 7. 15-24. Nessa descrição que o apóstolo faz dessa Grande Luta ele menciona que ele não entendia o que fazia...."Pois não faço o que desejo, mas o que odeio" (vs.15, NVI). Esse nosso inimigo interior é tão poderoso que Paulo fala que ele possuía um certo tipo de controle sobre ele, esse inimigo, Paulo menciona no versículo 17 é a Carne, isto é, a velha natureza Adâmica. Não devemos subestimar esse nosso inimigo, pois de fato ele tem poder, e se nós nos entregarmos, ele pode assumir todo o controle de nossas vidas, e Cristo não mais reinará sobre nós. Esse nosso maior inimigo, milita contra o Espírito Santo que está em nós, tentando assim nos puxar para baixo, mas o Espírito de Cristo que está em nós e milita contra a Carne, nos puxa para cima, sempre em direção a Cristo (Gl 5.17).


Não devemos negar que a Carne muitas das vezes nos controla em algumas situações. Eu sou um grande exemplo dessa verdade. Muitas das vezes a Carne me domina. Há uma força muita grande dentro de mim que me impulsiona a orar ao Senhor, ler e estudar a sua Santa Palavra, adorar e servir ao meu Mestre, mas, há também uma outra força de grande potência que faz com que eu faça completamente o contrário. Essa força se chama a minha Natureza Pecaminosa, o meu inimigo mais presente, àquele que odeio com todas as minhas forças. Às vezes, ele me domina tanto, que sinto meu coração preso, completamente inibido, neutralizado; todas as situações estão favoráveis para que eu venha orar e ler a Bíblia, mas chega esse meu inimigo e estraga tudo. Confesso que na maioria das vezes não consigo vencê-lo (confesso isso com lágrimas nos olhos e vergonha), mas eu não desisto. O Gloriosos Espírito de Cristo está em mim, e se ele está em mim, nEle posso todas as coisa. Esse é o segredo da Santificação: O Espírito Santo está em nós, e se Ele está realmente em nós, Ele nós capacita a vivermos assim como Cristo viveu, a andar como Ele (Cristo) andou, a sermos semelhantes a Ele em sua imagem, "sendo transformados com glória cada vez maior" (2 Co 3.18).


Não estou declarando no sentido de que na maioria das vezes a Carne me domina e me escraviza a pecados específicos, Não! Cristo Jesus já me libertou da escravidão do pecado. Mas estou dizendo que, às vezes, devido à falta de tempo, por motivo de trabalho, resisto às investidas da minha Natureza Pecaminosa,"quando penso em fazer o que é bom e não faço"(vs. 18). O Rev Augustus Nicodemus, em seu célebre livro "O Que Estão Fazendo com a Igreja", revela, de maneira muito humilde, a sua própria propensão à se voltar aos caprichos e desejos pecaminosas de sua carne, assim ele diz: “ Eu acredito, depois de todos esses anos de crente, de pastor e professor de interpretação bíblica, que a leitura bíblica diária, junto com meditação e oração a Deus, são meios indispensáveis para nos santificarmos (Sl 1). Não sei como muitos conseguem passar dias e dias sem ler a Palavra de Deus, sem meditar nela e buscar a Deus em oração. Quando por algum motivo deixo de fazer minhas devoções diárias, sinto o velho Adão crescer dentro de mim. Perco o gozo e o deleite na oração. Meu coração começa a se endurecer, meus sentidos espirituais começam a se embotar. O pecado deixa de ser odioso e começa a ser mais atraente” (Augustus Nicodemus Lopes, O Que Estão Fazendo com a Igreja, São Paulo, Ed. Mundo Cristão, 2008).


Admiro nesse grande servo de Deus a sua sinceridade em confessar sua inclinação à Velha Natureza, quando deixa de praticar seus devocionais. Eu acredito que muitos crentes passam diariamente por essa Grande Luta e carecem de ler essas palavras e obter delas ânimo para continuarem buscando ao Senhor. A melhor posição a se adotar diante dessa Grande Luta interior é tão somente Perseverar em fazer o que o Espírito Santo te incita a fazer, isto é, se Ele te incomodar a orar, não hesite, ore, mas você pode me perguntar: “E se meu coração não quiser orar?” Eu te respondo: Vá contra a vontade de seu coração. Com “coração”, me refiro a nossa Natureza Pecaminosa, pois “o coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” (Jr 17.9). Se o Espírito Santo colocar em ti fome e sede pela Palavra de Deus, não ignore, abra a Bíblia e comece a lê-la com profundo amor e devoção. Se você quiser vencer, o Espírito Santo te ajudará, se você quiser se entregar nessa guerra, Ele não fará absolutamente nada a seu favor.


Que Deus nos ajude nessa Grande Luta até que Cristo venha.


Soli Deo Gloria


Thiago Rabello