terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Reconstruindo o "Evangelicalismo" brasileiro.



O livro de Neemias é um livro que foi escrito a alguns séculos atrás, porém é um livro bem atual, até porque é a Santa Palavra de Deus que não muda e nem envelhece. Neste livro importantíssimo podemos perceber um homem que amava a sua nação, amava o seu povo, amava o lugar aonde seus antepassados foram sepultados, o nome dele é Neemias.

Logo no capítulo primeiro de Neemias a sua história começa, somos levados a entender, por muitas maneiras, que Neemias era um homem religioso e devoto que passava muito tempo em oração e que também era muito leal às tradições de seu povo.

No verso de número um, somos informados pelo própio Neemias que ele estava em Susã, a capital dos reis persas quando um grupo peregrino de Jerusalém, liderado por um certo Hanani, que talves fosse irmão de Neemias, trouxeram tristes notícias sobre a situação da cidade, quando Neemias ouviu as tristes notícias ele se sentou e chorou muito, passou dias se lamentando, jejuando e orando ao Deus dos céus. No capitulo dois, somos também informados que no mês de nisã (aproximadamente março/ abril) Neemias se apresentou diante do rei Artaxerxes para lhe servir vinho, pois Neemias era o copeiro do rei


Neemias se apresentou diante do rei triste, o rei lhe perguntou o motivo de sua tristeza, Neemias lhe respondeu com muito medo, medo porque todos os serviçais do rei tinham a obrigação de estarem alegres em sua presença, depois de Neemias lhe ter explicado tudo, o rei lhe disse "o que você gostaria de pedir?" Sem perder tempo, Neemias lhe diz "se for do agrado do rei e se o seu servo puder contar com a sua benevolência, que ele me deixe ir à CIDADE onde meus pais estão enterrados, em Judá, para que eu possa RECONSTRUÍ-LA" (maiúsculos meus). A narrativa continua nos dizendo que o rei fez um acordo com Neemias, liberando-o para executar a sua tarefa.

Chegamos ao ponto principal depois dessa breve narrativa. Fiz questão de colocar com letras maiúsculas as palavras "cidade" e "reconstruí-la" para dar ênfase as palavras. Através do livro de Neemias, vejo a situação do evangelicalismo brasileiro, que por sinal não é nada bom. Assim como as portas da cidade de Jerusalém estavam queimadas, o muro da cidade, em algumas partes estava destruido e o templo do Senhor estava completamente em ruínas, tal é a sorte do cristianismo hoje no Brasíl.

Não há mais proteção, pois os crentes não usam mais a Palavra do Senhor para combater as heresias (com excessão de alguns),não há mais adoração genuína e verdadeira porque os templos-homens estão em ruínas; há sim, show´s, teatros, danças, cantorias, adoração estravagante, e muito, mais muito entretenimento. A nossa nação evangélica está enferma (Is 1.5,6) e o único remédio que pode curá-la é a Palavra de Deus.

Minha oração é que Deus levante verdadeiros Neemias nesta nação, com força e coragem para realizar a reconstrução do evangelicalismo brasileiro. Verdadeiros Neemias que ao invés de ficar usando a mídia e os púlpitos para se degladiarem, usar a Palavra com as oportunidades que Deus concede para sarar e reconstruir nosso evangelicalismo que está em ruínas.

O desejo de Neemias de reconstruir a cidade era tão grande que ele reuniu as autoridades do povo e encorajou-os a se unirem à ele e fazer essa obra (cp. 2. 17). Com a sua coragem e estratégia ele foi conquistando o coração de cada um. Diferente dos líderes evangélicos do Brasil, principalmente os mediáticos, ao invés de unir suas forças para a reconstrução do evangelicalismo brasileiro, unem suas forças para acabar com o próximo. Esses sim são os opositores da obra! Sambalate´s, Tobia´s e Gesém´s. Não querem tirar nosso cristianismo bralileiro da lama, e tentam impedir quem quer tirar, tentando intimidar os servos de Deus com ameaças. Deus os pagará!

Esse é um pequeno recado para os verdadeiros Neemias, que amam esse Brasil e não querem ver ele acabar como uma nação pagã. Vamos unir nossas forças para a reconstrução, e que a mão de Deus esteja sobre as nossas vidas!

Thiago Rabello